sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Minha resposta a Seedorf

Esta semana, Seedorf afirmou que, se a torcida comparecesse mais ao estádio, o Botafogo poderia ter lutado por mais em 2013.

Caro Seedorf,

Acredito que existam alguns motivos muito óbvios para a torcida não comparecer:

1) Preço abusivo dos ingressos (e dificuldade de adquiri-los)
Sou do tempo em que o Maracanã tinha um setor chamado geral e que era possível comprar ingresso para uma parte decente por apenas 20 reais (10 reais a meia). Hoje, paga-se pelo menos o dobro disso para assistir aos jogos atrás do gol. Alguma vez você, Seedorf, já esteve na arquibancada atrás do gol? Creio que não e, talvez por isso, não entenda que passamos o primeiro tempo inteiro sem ver direito um lance do time do Botafogo. Se quisermos ir na parte central, temos que pagar pelo menos 100 reais (em jogos decisivos, 140). 
Antigamente, os preços atraíam a torcida para o Maracanã, pois mesmo torcedores em dificuldade financeira poderiam assistir aos jogos na geral. Hoje, tudo mudou. Quem tem 40 reais para dar toda semana (160 reais por mês) em um jogo de futebol? Esses preços transformaram partidas de futebol em eventos raros, e não em um hábito do torcedor. 
O torcedor que não é rico como você, Seedorf, não irá a mais de dois jogos por mês. Além dos 80 reais, ainda são gastos o dinheiro da passagem e de, no mínimo, uma água ou um refrigerante (que, no Maracanã, são caríssimos). A despesa para ir a apenas dois jogos passará dos 100 reais. 
Pelo que podemos ver, somente a classe média poderá assistir a duas partidas. Às classes mais baixas, resta escolher apenas um jogo por mês.
Para quem mora longe e gastará muito dinheiro de passagem, valerá mais a pena assistir ao jogo no boteco mais próximo, onde a cerveja é infinitamente mais barata e a visão do campo é melhor (não é atrás do gol!) e em HD.
E olhe que nem estou falando aqui sobre a dificuldade de se adquirir um ingresso, devido às poucas bilheterias e aos horários restritos de venda. Ser sócio torcedor não costuma adiantar, como se pode ver pelas constantes reclamações em relação ao programa "Sou Botafogo".

2) Horário dos jogos
Você sabia, Seedorf, que é a Globo que escolhe os horários dos jogos, e que esses horários costumam ser péssimos para o torcedor?
Quem pode comparecer a um jogo que, em plena quarta-feira, começa às 22h? Esse é o horário em que vou dormir, sinceramente. A última vez em que fui a um jogo nesse horário, cheguei em casa 1h da madrugada, tendo que acordar antes das 7h no dia seguinte (isso porque, em comparação com o resto da população, ate que acordei tarde).
Aos domingos, 16h é um horário corrido para quem se reúne semanalmente nesse dia para um almoço em família. Que horas você almoça aos domingos, Seedorf? Praticamente todas as vezes em que fui a partidas do Botafogo em domingos, tive que almoçar dentro do estádio ou nas redondezas. É claro que, com o horário de verão, 17h passa a ser muito melhor. Porém, até agora não vi a Globo passar os jogos para as 17h em 2013.

3) Falta de confiança no time
Os motivos que citei acima servem para o torcedor de qualquer time do Rio.
A falta de confiança no time, no entanto, é comum entre os torcedores do Botafogo. Em meu último post, descrevi o que nós sentimos todo anos. Começamos o ano bem, confiamos no nosso elenco, até que perdemos dez jogos seguidos e não vamos sequer para a Libertadores. TODO ANO.
Esse ano, mais uma vez, acreditamos que tudo seria diferente.
No belo cartaz que levei para o jogo da nossa eliminação da Copa do Brasil, escrevi: Acreditamos em vocês! O Botafogo é nossa vida... Dêem as suas por ele!
E, bem, parece que acreditei em vão. De novo. Porque o time que parecia ser diferente nos fez passar por mais um vexame, e diante do nosso maior rival.  
Nada justifica aquele 4x0. Não venha agora, Seedorf, dizer que se a torcida do Botafogo lotasse o estádio, nós estaríamos nas semifinais.Aquele dia ficará marcado na nossa história, e eu, que estava lá, levarei para sempre essa lembrança comigo. Sinceramente, o que tenho para te dizer sobre aquele jogo é: time que não entra em campo não merece torcida que vai ao estádio.
A excelente campanha que você diz fazermos esse ano consiste em uma vaga na Libertadores que ainda não temos certeza se será realmente nossa. Podíamos lutar pelo título ou ganhar a Copa do Brasil, mas amarelamos em ambos. E não venha me dizer que ganhamos o Carioca vencendo os dois turnos, pois torcidas de times grandes vivem de títulos grandes. Não queremos Campeonato Carioca, queremos um título de expressão. Entendeu?

Não sou torcedora de sofá, mas entendo que existem motivos reais para a torcida não comparecer ao estádio. Se pudesse voltar no tempo, teria escolhido não gastar 70 reais no ingresso para ver meu time perder por 4x0. Doeu no fundo da alma. Como você não é torcedor do Botafogo, apenas um jogador que leva uma boa grana do nosso clube, acho que não entende esse sentimento.

Sabemos do seu potencial, Seedorf. Nós o admiramos pelo jogador que é. Mas essa sua declaração parece uma mera justificativa para o que vocês poderiam ter feito, mas não fizeram (e não o contrário, como você diz). Nós poderíamos ter lutado por mais se vocês estivessem dispostos a isso.

Já viu a propaganda do Gatorade, Seedorf? Para mim, uma das frases mais verdadeiras de todas: 
"Vencer vem de dentro." 
Pense nisso e pare de jogar a culpa na torcida.

Nenhum comentário: