segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sim, eles merecem ovos

Há quem defenda que essa não é a hora cera de começar a arremessar ovos nos jogadores. Mas eu, sinceramente, discordo.

Enquanto conquistamos alguns poucos títulos estaduais nos últimos anos, vejamos cronologicamente o histórico recente de nossos maiores rivais:

2006 - Flamengo campeão da Copa do Brasil
2007 - Fluminense campeão da Copa do Brasil
2009 - Flamengo campeão brasileiro
2010 - Fluminense campeão brasileiro
2011 - Vasco campeão da Copa do Brasil
2012 - Fluminense campeão brasileiro
2013 - Flamengo campeão da Copa do Brasil (muito possivelmente...)

E o Botafogo? 

Não ganhamos um título sério desde 1995 e não vamos à Libertadores desde 1996. Quase 20 anos!
Enquanto isso, nossos rivais ganham títulos nacionais importantes e nos vemos obrigados a secá-los todo ano na Libertadores. Sorte nossa que existe a LDU. Ou mesmo o Corinthians, que eliminou o promissor time do Vasco ano passado.

Uma pergunta que frequentemente surge na minha cabeça é: se Vasco, Flamengo e Fluminense estivessem há quase 20 anos sem ganhar um título ou participar da Libertadores, estariam suas arquibancadas tão cheias? 
Os torcedores que mais frequentam o estádio são os jovens. 
No Botafogo, justamente aqueles que nunca viram o clube ganhar nada. 
Nos rivais, aqueles que foram "puxados" para os estádios pela boa história recente dos seus clubes.

E ainda temos que ouvir nosso presidente dizer: "A torcida reclama que na hora H... Na hora H o que? Fomos a três finais estaduais em quatro anos". 
Isso é desprezar a história do Botafogo e rebaixá-lo à categoria de time pequeno... Como podemos nos contentar com finais estaduais, principalmente enquanto nossos rivais estão conquistado títulos de destaque?

Sim, tem que jogar ovos nos jogadores, na comissão técnica, na diretoria.

E que Seedorf vá logo para o Milan. 
Nos momentos em que precisamos de sua liderança, ele se mostrou omisso e nos atrapalhou. Mas aquele pênalti que perdeu contra o Cruzeiro não foi o único. A verdade é que Seedorf tem histórico de perder pênaltis em jogos decisivos, como na final da Eurocopa de 1998, no jogo entre Holanda e Bélgica que valia uma vaga na Copa do Mundo em 1998, na final da Champions League em 2003 e na final da Taça Rio este ano, caso vocês não se lembrem. Além dos pênaltis perdidos, a grande quantidade de passes errados em jogos importantes não nos permite confiar nele. 
É, Seedorf, você é um amarelão. E a culpa é da torcida, claro.

Ainda assim, amanhã comprarei meu atestado de otária para ver esse time sem raça e sem vergonha na cara jogar contra a Portuguesa na quarta feira. Mas levarei cartazes. E, se possível fosse... sim, eu tacaria ovos.

Nenhum comentário: