domingo, 24 de novembro de 2013

A bolha botafoguense e a ira narcisista de Seedorf

Em entrevista ao jornal Extra, Seedorf deixou explícitos traços psicológicos que explicam diversos comportamentos no Botafogo.

Não vou me estender no mérito da condução da entrevista, que teve um claro tom adulatório. Limito-me a afirmar que não acho que tenha sido uma obra da famigerada "flapress". Foi, acredito,  uma manifestação de um novo senso comum, segundo o qual a torcida do Botafogo é a culpada pelos fracassos do clube.

Quando perguntado sobre quais seriam as causas de o Botafogo não estar em situação melhor, Seedorf respondeu (grifos meus):
"O Botafogo precisa ser aplaudido, não procurar onde foi mal. (...)  Se não tivéssemos perdido Fellype Gabriel, Andrezinho, Vitinho, Márcio Azevedo, Jadson, com certeza estaríamos brigando por outra coisa. (...) Só sei que sem esses jogadores, mas com estádio lotados, ou pelo menos cheio, alguns pontos mais a gente tinha feito em casa."
Ao longo da entrevista, também, fez declarações como as reproduzidas abaixo.
"Nunca vi um time que brigou para entrar na Champions, por exemplo, e a torcida não lotou o estádio durante o ano. Um time que está em cima desde a quinta rodada e tem a variação do torcedor que teve, é uma grande decepção."
"A gente fez ações para mostrar que era importante abraçar o time no estádio. Não é uma crítica, é uma constatação. O time não vai fazer menos porque o torcedor não vai. Mas, se vai, com certeza faz mais." 
Em suma, a equipe do Botafogo não errou. Tudo o que estava ao seu alcance foi feito, e os culpados pelo mau desempenho são externos.

É assim que funciona na bolha de general severiano. Todos os anos, todos os fracassos são atribuidos a agentes externos. Arbitragens, contusões, torcida. Sempre há algum culpado de plantão. Todos lá dentro estão blindados contra os resultados da própria incompetência.

É bem verdade que poucas são as pessoas que admitem a culpa pelos seus próprios fracassos. Buscar culpados externos sempre dá um conforto psicoloǵico. "Fizemos tudo que podíamos" é a frase preferida dos perdedores, e é ela que ouvimos todos os anos. Mas não é só isso.

O que é interessante nestes últimos anos é que, com a chegada de Oswaldo e Seedorf,  acrescentou-se um tom arrogante a tudo isso. O que era antes uma procura compulsiva por culpados externos virou um narcisismo ridículo.

Qualquer sinal de desaprovação é visto como insulto pelos narcisistas de GS. Quem não os admira, quem não os bajula, é automaticamente detestado. Típico de narcisistas. Hotchkiss lista, como os sete pecados capitais do narcisismo, os seguintes traços:
  1. Falta de vergonha (shamelessness)
  2. Pensamento mágico
  3. Arrogância
  4. Inveja
  5. Reivindicação (entitlement)
  6. Exploração
  7. Problemas com "fronteiras"
Dentre as características listadas, algumas são mais presentes que outras no clube. Desenvolvo abaixo algumas explicações sobre as características mais evidentes.

O pensamento mágico listado envolve uma visão própria de absoluta perfeição. Essencialmente, se algo de errado ocorre, quem está errado é o mundo, e não o narcisista. Para adaptar a realidade às suas fantasias, o narcisista recorre a distorções da realidade. 

Os erros do Botafogo nunca envolvem as pessoas que estão lá dentro. Quando se trata dos cartolas, o problema é, invariavelmente, das administrações passadas.

No caso dos jogadores, a temporada extenuante, a arbitragem e a ausência da torcida são os principais bodes expiatórios. Com Seedorf e Oswaldo à frente, nunca, absolutamente NUNCA, vi algum jogador do elenco admitir um mau desempenho.

A arrogância envolve a necessidade de humilhar os outros para manter-se de pé. Claramente, o narcisista vai escolher alguém mais fraco para fazer isso. A postagem anterior, da Lohana, demonstrou isso perfeitamente. Humilhar a torcida virou, nos últimos tempos, um instrumento para recobrar a moral do grupo.

E essa entrevista do Seedorf demonstrou exatamente isso. Seedorf é um narcisista que não tem vergonha de agir de modo antiético (shamelessness).  Dane-se que ainda veste a camisa, que só existe por causa da torcida. Dane-se que ganha uma fortuna exatamente por que essa torcida existe. O torcedor do Botafogo está aí para ser achincalhado e aviltado. E não há quem nos defenda.

Mas nada disso importa. Seedorf não está sendo admirado como deveria. Seedorf não tem o apoio que merece. Seedorf é, para ele mesmo, maior que o Botafogo e que essa torcidinha de merda que não comparece. Então dane-se a ética. É isso que resume a característica listada com o nome de 'reivindicação' (entitlement). O narcisista sempre acha que merece mais do que tem. E não ter o que julga meritório é visto como um insulto inaceitável.

4 comentários:

Carlão - São Cristóvão/SE disse...

Muito bom.
Diretoria, comissão técnica, e elenco, se eximem de responsabilidade, sequer procuram fazer uma autocrítica efetiva, e simplesmente culpam a torcida.
É fácil. Assim eles ganham o endosso da opinião pública, ou seja, as torcidas dos outros times. E tudo que é dito por quem critica o Botafogo torna-se verdade absoluta ou universal, como disse o jornalista Gustavo Poli que escreveu, na contra-mão disso, o grande texto aqui linkado: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/coluna-dois/post/paraisodosachocratas.html
Uma dica, leia a introdução, pule a "verdade universal primeira" e vá direto para a "verdade universal segunda".

CCarlão - São Cristóvão/SE disse...

ERRATA

Onde se lê:
"E tudo que é dito por quem critica o Botafogo torna-se verdade absoluta ou universal..."

Leia-se:
"E tudo que é dito por quem critica A TORCIDA do Botafogo torna-se verdade absoluta ou universal..."

Gustavo disse...

Perfeito, caro Carlão. Seu comentário resume bem o espírito do meu post.

Tiagu Silva disse...

Vasco e fluminense lutando contra rebaixamento tem mais media de público que nós botafoguenses, acha isso certo ??? Jogamos bem o ano inteiro com perdas de jogadores importantes e salários atrasados(sem apoio da torcida), estávamos brigando pela CB e Brasileiro(sem torcida)... no jogo contra o flamengo, nosso maior rival, eramos favoritos e tivemos a vergonha de botar 10 mil botafoguenses no estádio(muito menos da metade do nosso rival...no jogo contra o cruzeiro (se bobear o jogo mais importante do ano) o time teve azar e sentiu a derrota nas rodadas seguintes, a partir dai o time entrou em queda e nesse momento em que o time mais precisou de apoio...oque aconteceu ??? continuamos sem torcida...fim de campeonato agora com o time brigando pela libertadores e com boas chances e o time continua sem torcida ! Agora torcida querer vim cobrar do time sendo q ela própria não apoiou durante quase 1 ano inteiro ! Lamentável ainda ouvir torcedor criticando o time, ou pensando bem, lamentável mesmo deve ser um time grandioso como o Botafogo ter torcedores desse tipo !!!