terça-feira, 13 de maio de 2014

Nossa estrela voltou a brilhar

Não é apenas pela goleada no fim de semana ou pela convocação de Jefferson para a Copa do Mundo, nem mesmo pelo fato de continuarmos sendo o time que mais cedeu jogadores à seleção brasileira.

Temos muitos motivos para comemorar e muitos outros para nos preocupar.

Eu, que duvidei de Emerson Sheik quando chegou ao Botafogo, mudei completamente de opinião e hoje acredito que ele será muito útil ao time. Neste início de campeonato, a artilharia parece ser um forte indício de que seu espírito de goleador resolveu permanecer aqui conosco, ao invés de sucumbir aos seus 35 anos de idade. 
Novamente, coisas que só acontecem com o Botafogo.

É tendo fé nessa frase que apoio totalmente a troca de Lodeiro por Vitinho com o CSKA, se ela ocorrer realmente. Podem dizer que o garoto está no banco desde que chegou lá, mas Vitinho parece ser um desses jogadores místicos que, apesar de jogarem um futebol mais ou menos, vêem sua estrela brilhar aqui no Botafogo. 
Mesmo que não jogue nada se voltar, temos a garantia de que ele sabe chutar muito bem. E ninguém simplesmente desaprende a chutar a bola em um curto período de um ano.
A maior parte dos nossos jogadores não sabe chutar a gol; esse parece ser o diferencial que veio junto com Sheik e que podemos encontrar novamente em Vitinho.
Mas, ainda que eu esteja completamente errada e o garoto tenha desaprendido completamente a jogar futebol, teremos feito uma troca justa, já que Lodeiro também parece ter desaprendido.

A outra notícia boa não é um rumor, mas uma agradável certeza: Renato está de saída!
Vamos agradecer aos céus por nos livrar desse encosto que, apesar de ter sido banco nos últimos tempos, ganhava 380 mil por mês. 
Eu nunca me conformei com isso. O cara jogava de terno e saía limpinho de campo, esse já vai tarde.

O pagamento dos salários atrasados obviamente deu mais motivação ao time. A consequência direta foi o 6 a 0 contra o Criciúma. 
Devemos ficar animados porque provavelmente será a maior goleada de todo o Campeonato Brasileiro 2014, mas temos que ter em mente que o Criciúma é um time bastante limitado. A começar pelo goleiro que, diga-se de passagem, não defende uma bola. Não que os seis gols tenham sido seis frangos, mas Jefferson pegaria quase todos!

Devemos nos animar também porque não somos tão limitados quanto pensávamos. Temos um time que parece estar em evolução, com o líder Sheik e o garoto Daniel mostrando que General Severiano ainda cria bons jogadores.

É aí que entra a notícia ruim e nosso motivo de preocupação: Dória provavelmente está de saída. 
O clube deveria fazer de tudo para segurar um jogador tão jovem e talentoso, que mostra potencial para evoluir cada vez mais. 

Depois desse 6 a 0 divisor de águas, só as próximas rodadas definirão se nosso time está mais entrosado, se Sheik será mesmo nosso artilheiro, se Carlos Alberto jogará bom futebol, se nossa estrela voltou, de fato, a brilhar. 

Nenhum comentário: