domingo, 20 de janeiro de 2013

30 Anos sem Garrincha

Nao e uma comemoração, mas uma lembrança.

No dia 20 de janeiro de 1983 o futebol mundial ficou órfão.

Partia para a posteridade ninguém menos que Garrincha.

Aquele que representou a ginga brasileira que deu ao nosso povo o orgulho de ter conquistado os maiores títulos que uma equipe poderia conquistar no futebol.

Nao que ele tivesse feito tudo sozinho.

Mas como somos seres limitados , que gostamos de enaltecer feitos, nada mais real e puro que destacar a atuação do Mane nos campos do Chile, onde o Brasil conquistou o segundo de seus 5 titulos mundiais.

Porque se Maradona foi considerado o grande maestro da conquista argentina na Copa de 86, tendo sido apontado por muitos como o ganhador solitario daquele torneio, assim como Romario, por outro lado, ter sido tambem o responsavel pelo fato do Brasil ter reconquistado o mundo depois de 24 anos, nao me surpreende Garrincha ter sido colocado no rol desses conquistadores.

Muito embora Pele seja apontado como o maior de todos os grandes jogadores do Brasil, foi Garrincha quem levou a seleção canarinha a vitorias épicas na copa de 62.

Basta lembrar que Pele se contundiu no segundo jogo daquela copa colocando toda a responsabilidade nos pés do nosso Mane.

Oportunidade que Garrincha nao desperdiçou e por isso hoje podemos exibir com orgulho a camisa penta campeã mundial.

Obrigado Mane, somos todos orgulhosos de voce.

Nenhum comentário: