terça-feira, 22 de abril de 2014

Rumo a mais uma década perdida

Os botafoguenses que viveram nas décadas de setenta e oitenta viram um clube gigantesco, que tinha sido base da seleção tricampeã do mundo, passar 21 anos sem um título sequer. Não bastasse isso, em 1977 o Botafogo perdeu a histórica sede de General Severiano e teve que se mudar para Marechal Hermes, só recuperando em 1994.

Tempos difíceis e sofridos, enquanto nosso maior rival se consolidava como queridinho da mídia e vencia campeonatos nacionais e internacionais.

A era de ouro da molambada coincidiu com nossas décadas perdidas.

Hoje, se pararmos para analisar, a situação não é muito diferente. Desde 1995, não ganhamos nenhum campeonato além do Carioca. Foram exatamente quatro títulos estaduais (1997, 2006, 2010 e 2013).

Três anos depois de perdermos a final da Copa do Brasil para o Juventude e dois anos após sermos considerados pela FIFA o décimo segundo maior clube do século XX, fomos rebaixados pela primeira vez para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

O que o Botafogo conquistou desde 2000?
Um rebaixamento, três cariocas e uma participação vergonhosa na Libertadores.

Sim, é difícil admitir, mas neste século o Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas, berço de diversas lendas do futebol mundial, conquistou muito menos do que o Atlético-PR, por exemplo.
Desde 2000, o Furacão venceu quatro estaduais, um Brasileirão, participou três vezes da Libertadores (em uma delas chegou à final) e ainda foi vice campeão da Copa do Brasil no ano passado. 

Por isso, não tiro a razão de Mauro Cezar Pereira ao afirmar que, fora do Rio de Janeiro, não respeitam o Botafogo como time grande.

É verdade. Nem dentro do Rio de Janeiro respeitam mais. E os números nos fazem perceber que, desde 2000, o Botafogo realmente se comportou como um time pequeno. 
Além de não termos conquistado nenhum título de expressão, a lista de vexames foi grande, com eliminações traumáticas em Copas do Brasil, amareladas sem tamanho nas últimas rodadas do Brasileiro (que nos renderam o apelido de "cavalo paraguaio) e, finalmente, com nossa vexatória desclassificação da Libertadores após 18 anos de ausência e a pior campanha de nossa história no Campeonato Carioca.

Sorte nossa que tivemos grandes jogadores como Nilton Santos, Didi, Garrincha, Jairzinho, Zagallo, dentre outros. Se não fossem eles, o que seria do Botafogo hoje?
É duro admitir, mas algum dia nosso passado glorioso não será mais suficiente para nos garantir a posição de time grande. Temos que fazer algo hoje, agora.

Mas a verdade é que estamos atravessando uma enorme crise. Depois de nossa vergonhosa campanha nessa temporada, muitos jogadores pensam em entrar na justiça por conta dos salários atrasados.
Eu sei, a pergunta "onde está o dinheiro?" não sai da ponta da nossa língua.
Como é possível que, mesmo com as saídas de Oswaldo de Oliveira, Seedorf, Rafael Marques, Elias, Vitinho, Fellype Gabriel, Andrezinho não exista dinheiro capaz de pagar os salários desses jogadores?

Três meses de atraso e eles não têm nem oportunidade de reclamar, porque o Mauricio ditador ameaça uma rescisão de contrato em caso de protesto. 
Que os jogadores são ridículos, sem raça, sem amor à camisa, todos sabemos. Mas sabemos também que ninguém trabalha com o mesmo afinco quando fica três meses sem receber salário. Afinal, eles também são seres humanos e têm contas para pagar, família para sustentar, festinha dos filhos etc.

Vejo o Botafogo caminhar em direção ao fundo do poço. O dentista está escondido em algum lugar bolando sua campanha política.

Já perdemos o Engenhão e estamos na nossa segunda década perdida, pela segunda vez. Espero que a crise não piore a ponto de perdermos novamente General Severiano, porque a gestão atual parece não fazer a menor questão de respeitar a nossa história.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vou ao Maracana no domingo com o intuito de protestar contra os desmandos dessa diretoria. Vamos salvar o nosso clube, e um patrimonio do Rio e nao pode ser administrado por essa corja.

Anônimo disse...

Vou ao Maracana no domingo com o intuito de protestar contra os desmandos dessa diretoria. Vamos salvar o nosso clube, e um patrimonio do Rio e nao pode ser administrado por essa corja.

Anônimo disse...

Vou ao Maracana no domingo com o intuito de protestar contra os desmandos dessa diretoria. Vamos salvar o nosso clube, e um patrimonio do Rio e nao pode ser administrado por essa corja.