terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A outra face de Loco Abreu

Escrevi este texto ontem a noite, a dez mil metros de altura, em pleno voo Montevideo-Rio:

Na semana que passei no Uruguai, descobri muitas coisas que não sabia sobre aquele que – não nego – é um de meus ídolos.
Coisas muito diferentes daquelas que a imprensa brasileira tenta passar para o povo.

Não é difícil entender por que a mídia simplesmente detesta Loco Abreu. Ele tem um jeito particular que todos já conhecemos e responde de forma merecidamente grossa às perguntas pouco inteligentes – para usar de um grande eufemismo – que os repórteres de nosso pais se dispõem a fazer. Ele fala o que pensa, o que geralmente desagrada a muita gente – às vezes, até mesmo a nos, botafoguenses.
Tenho notado, ao longo do tempo, que a mídia tenta passar uma imagem de um Loco Abreu desprendido, mal educado e grosso, que pouco se importa com qualquer pessoa.

No Uruguai, pude perceber que ele é um ídolo nacional. Um ídolo não apenas dentro de campo.
As pessoas admiram seu jeito humilde de ser e a forma como ele ajuda pessoas que não têm condições financeiras. Veio dele a iniciativa de comprar um barraco em plena favela para construir um restaurante que alimentasse as crianças pobres da região. Para construí-lo, pediu a cada um de seus companheiros da seleção uruguaia 500 dólares, e todos doaram.
Ouvi algumas historias desse tipo, contadas por diferentes pessoas. Nao conheci um uruguaio sequer que não admirasse muito Loco Abreu.
Como vocês podem ver, ele não é o monstro que a mídia tenta formar.

Em relação ao Botafogo...

Em uma entrevista recente, Loco falou que possui três grandes paixões na vida: sua família, o Nacional-URU e o Botafogo. Disse que gostaria muito de retornar ao Botafogo, porém sabe que Oswaldo é totalmente contra sua volta. 

Falo apenas em meu nome agora. Acredito que Loco Abreu é, sim, um ídolo do Botafogo - o maior ídolo que o nosso clube já teve desde Túlio Maravilha. 
Ele é um ídolo porque acredito que sua atitude representa exatamente o que é o Botafogo. Um time independente, sem vínculos de amizade com nenhum meio de comunicação. Sendo verdade que estamos contra tudo e todos, quem poderia nos representar melhor do que esse uruguaio?

O Botafogo com Loco Abreu tem mais carisma, tem mais sangue. Sei que ele esta velho, mas acredito que pretenda se aposentar ao final da Copa do Mundo de 2014. Antes disso, não podemos deixar abandonado aquele que cativou uma geração inteira de botafoguenses – a geração jovem, que cada vez se reduz mais, justamente pela falta de um ídolo. Principalmente porque sabemos que, sim, ele ama o Botafogo.

Oswaldo não vai com a cara dele. E quem é Oswaldo perto de Loco Abreu? Alias, quem é Oswaldo??
Eu defendo a volta de Loco, sim. Acredito que todo torcedor desenvolva sua paixão por um clube com base em um ídolo de sua geração. Ele é um ídolo. E pode salvar uma torcida que, as estatísticas mostram claramente, esta se reduzindo.

As vezes, é preciso pensar com o coração. Loco Abreu e mais do que o jogador da "cavadinha"; ele faz parte daquilo que podemos chamar de "a alma do Botafogo".

2 comentários:

Wesley disse...

Lohana, com esta frase você resumiu minha percepeção quanto ao Sebastian Abreu, O Loco:

"Ele é um ídolo porque acredito que sua atitude representa exatamente o que é o Botafogo. Um time independente, sem vínculos de amizade com nenhum meio de comunicação. Sendo verdade que estamos contra tudo e todos, quem poderia nos representar melhor do que esse uruguaio?"

Parabéns pelo blog.
att
Wesley

Lohana disse...

Obrigada, Wesley. :)
Fico feliz por saber que consegui expressar bem meus pensamentos em relação ao Loco Abreu.
Cada um tem sua opinião em relação a ele, mas que ele e um bom representante da torcida botafoguense (nesse sentido que eu falei) acho inegável!

Apareça mais vezes!

Saudações gloriosas,
Lohana