domingo, 25 de novembro de 2012

Seedorf e o novo espírito botafoguense

Depois de Loco Abreu ter perdido as contas das "patadas" que deu em repórteres pouco inteligentes e de Herrera ter dado um belo fora na globo ao negar pedir musica no "fantástico", chegou a vez de outro gringo impor limites ao imperialismo televisivo de nosso país. O assunto foi o termo criado pela globo para nos tornar eterno motivo de piada: o chororô. Vejam só o que Seedorf  falou:

"Não me toca essa história de chororô. Na verdade, não tenho nenhuma simpatia por ela. É muita falta de respeito. Choro é sinal de força. Quem chora tem coragem, e um atleta deve descarregar sua dor. O Botafogo foi um dos grandes produtores de talentos de uma geração de seleções que ganhou muitos títulos mundiais. É um patrimônio brasileiro importante e não merece ser tratado dessa maneira e nem tratar mal a si próprio. Os jornalistas botafoguenses não são nada bonzinhos com o time. Um Botafogo com autoestima baixa não é bom para o Brasil. Na minha vida, perdi mais do que ganhei. Com todo mundo é assim. Mas a vitória, mesmo, que fica, é a da constante superação e dos valores que passamos, independentemente dos números."

É isso aí. Quem a globo pensa que é para apelidar dessa forma um dos maiores clubes de todos os tempos? A fácil manipulação do povo popularizou o termo que até hoje nos perturba. Depois disso, tantas outras torcidas choraram - até mesmo a queridinha torcida corinthiana, quando caiu para a serie B em 2009 -, e nenhuma delas recebeu um apelido como esse. Por quê? Porque a globo respeita quem ela quer, e o pobre povo apenas assina embaixo.

Isso porque o chororô surgiu após mais um campeonato roubado. Mais um entre tantos.

É por isso que eu digo à globo: vocês nos chamam de chorões .. mas, se realmente o somos, foi a sua ditadura que nos fez assim. Por que o Botafogo tem que lutar contra tudo e todos, enquanto nossos rivais são beneficiados repetidamente pela arbitragem? 

As estatísticas mostram que, no brasileirão, os únicos clubes grandes que são prejudicados são Botafogo, Atlético-MG e Palmeiras, enquanto os outros nove são ajudados. Quem paga a conta? Em geral, os times do Nordeste.

Houve um tempo em que o futebol bonito ganhava campeonato. Isso não existe mais... Vejam só os tricoflores.
Mas tudo bem, isso a gente até aceita - embora lamente.
O que a gente não aceita é a nostalgia de lembrar que houve um tempo em que o futebol era decidido dentro de campo, e não no apito.

Não mando o recado para ninguém especificamente, embora saiba que a capapuça servirá a muitos.

Nenhum comentário: