segunda-feira, 13 de abril de 2015

A matemática mostra que a culpa NÃO É da torcida

Ele voltou.

O complexo o-Botafogo-não-ganha-nada-porque-sua-torcida-é-ausente-e-não-apóia-o-time deu novamente as caras após nossa derrota para o Fluminense no primeiro jogo da semifinal do Carioca.

Cansei de quem fica sonhando em ter uma torcida "tão presente" como a dos molambos.

Vamos falar em números agora.

Botafogo x Fluminense teve um público presente de 17 mil pessoas, contra 24 mil em Flamengo x Vasco.

A pesquisa realizada pelo Ibope no fim do ano passado revelou o ranking de número de torcedores e participação total de cada torcida dentro do estado do Rio de Janeiro:

1) Flamengo - 7,9 milhões de torcedores (48,2%)
2) Vasco - 2,4 milhões de torcedores (14,6%)
3) Fluminense - 2,1 milhões de torcedores (12,9%)
4) Botafogo - 1,8 milhões de torcedores (11,4%)

Notem que os mulas têm 4,4 vezes mais torcedores que o Botafogo no Rio de Janeiro, enquanto a torcida do Vasco é 1,3 o tamanho da nossa, isto é, 30% maior.

Na verdade, a torcida do mal é equivalente a mais de duas vezes a do Botafogo e do Fluminense somadas. Levando isso em conta, era de se esperar que, só de flamenguistas, o Maracanã tivesse o dobro de torcedores que o jogo Botafogo x Fluminense, totalizando 34 mil molambos, fora os vascaínos.

E, no entanto, havia apenas 24 mil pessoas.

Se o nosso público foi considerado ridículo (o que não nego de forma alguma, mas vejo isso como uma situação recente do futebol brasileiro, e não como culpa da nossa torcida "ausente"), o deles deveria ser chamado de PATÉTICO.

Quando se fala em proporções de torcidas, o público de Flamengo x Vasco foi muito inferior ao de Botafogo x Fluminense.

Agora vamos elaborar, com base no ranking do Ibope, outro ranking que se refira apenas aos quatro grandes do Rio, Vamos somar o número de torcedores dos grandes e ver qual seria a porcentagem de cada torcida se houvesse só os quatro.
Soma: 7,9 + 2,4 + 2,1 + 1,8 = 14,2 milhões

1) Flamengo: 55,6% do total (7,9/14,2)
2) Vasco: 16,9% do total (2,4/14,2)
3) Fluminense: 14,8% do total (2,1/14,2)
4) Botafogo: 12,7% do total (1,8/14,2)

Pois bem, agora vamos somar o público dos dois jogos, o que nos dá um total de 41 mil presentes.

Suponhamos que não sabemos, desses 41 mil, quantos estavam presentes em cada um dos jogos separadamente. O que faríamos para descobrir?
Bom, Flamengo e Vasco totalizam 55,6 + 16,9 = 72,5% do número de torcedores de um dos quatro grande no estado do Rio de Janeiro.
Então, obviamente, nós chutaríamos que 72,5% desses 41 mil estavam presentes no jogo Flamengo x Vasco, o que nos daria um público presente de aproximadamente 30 mil pessoas para esse jogo e um público de 11 mil pessoas para Botafogo x Fluminense.

Esses seriam os públicos esperados, considerando que 41 mil torcedores foram ao Maracanã.

Entretanto, o público de Botafogo x Fluminense superou em 6 mil pessoas o esperado, enquanto o de Flamengo x Vasco teve exatamente 6 mil pessoas a menos do que o que se esperava.

E agora, quem é a torcida ausente?

É incrível para você descobrir, por meio de uma matemática simples, que a torcida do Botafogo comparece, proporcionalmente, mais aos estádios do que a dos molambos?

Sorria, você foi enganado pela Flapress.

Agora orgulhe-se de nossa torcida e pare de culpá-la pelos fracassos recentes do nosso clube.

2 comentários:

Unknown disse...

Lohana, outro fator importante que ninguém fala, mas acho que influi na presença da torcida, é que o nosso jogo foi num sabado à noite, um dia e horários ruins para o futebol, enquanto que o jogo deles foi num horário nobre do futebol, domingo à tarde... o nosso joge deveria ser sabado a tarde e não a noite...

Lohana disse...

Tem razão, André. Nem tinha percebido isso. Mais um fator a nosso favor.
Realmente tem muita gente que deixa de ir ao jogo no sábado porque tem que sair com a namorada ou ir a uma festinha. Domingo é um dia geralmente dedicado ao futebol, não é à toa que tem aquela música que diz "Domingo eu vou ao Maracanã..."