segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Uma gestão desastrosa

É assim que devemos nos referir aos 6 anos em que Mauricio Assumpção esteve na presidência do Botafogo.

A poucos meses do tão aguardado fim de seu mandato, temos nada menos do que a segunda maior dívida dos clubes brasileiros, que já ultrapassou os 700 milhões.

Quando o dentista assumiu, no início de 2009, a dívida do clube era de 248 milhões. Apesar de ter prometido solucionar os problemas na parte financeira do Botafogo, o resultado final foi um aumento de 180% da nossa dívida em apenas seis anos. 

Vejam alguns números referentes à nossa dívida nos últimos anos:

2008 - 248 milhões
2010 - 378 milhões
2011 - 563 milhões
2013 - 699 milhões

Como se não bastassem esses valores assustadores, a dívida do Botafogo ainda é 4,5 vezes maior do que sua receita,sendo esse o pior número entre todos os clubes brasileiros. 

A principal dúvida que surge é a seguinte: como Assumpção conseguiu aumentar tanto a dívida sem montar um elenco realmente bom? 
Nesses seis anos, só tivemos um time capaz de conquistar títulos importantes em 2013. Ainda assim, o único jogador absurdamente caro era Seedorf. Os outros consistiam em uma miscelânia de jogadores que, apesar de não serem craques, deram certo (como Rafael Marques, por exemplo) e grandes revelações da base (como Vitinho e Dória).

Vale a pena lembrar ainda que, apesar da dívida monstruosa, não chegamos nem perto de conquistar um título a nível nacional, pois amarelamos praticamente em todos os anos no Brasileirão e demos vexame atrás de vexame na Copa do Brasil. Em nossa única participação na Libertadores, fomos lanternas em um grupo fraquíssimo.

Isso sem contar todos os escândalos da gestão atual...

Tudo começou com a interdição do Engenhão e a filiação do nosso presidente ao PMDB.
Depois ainda tivemos o caso da Telexfree, um patrocínio com uma empresa ilegal.
No último mês, os escândalos foram ainda piores: os 5% de patrocínio que vão direto para a empresa dos parentes do dentista, a ameaça de abandonar o Campeonato Brasileiro e a descoberta (confirmada pelo próprio presidente) de que o Botafogo simplesmente deixou de pagar seus impostos.

Eu tenho muitas coisas entaladas na garganta que gostaria de dizer ao dentista, mas utilizarei apenas uma frase, pronunciada por ninguém menos que Abraham Lincoln:

Maurício Assumpção,

“Você pode enganar uma pessoa por muito tempo, algumas por algum tempo, mas não consegue enganar a todas por todo o tempo”.

Nenhum comentário: