quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Recordar é viver - o Glorioso Campeonato Carioca de 1910

Poucos alvinegros sabem o momento exato em que o Botafogo recebeu o apelido de "Glorioso".

Pois bem, foi no ano de 1910, durante o Campeonato Carioca. Com uma campanha espetacular, o Botafogo Football Club - que, 32 anos depois, fundiu-se com o Clube de Regatas Botafogo e deu origem a nosso querido Botafogo de Futebol e Regatas (para mais detalhes, ver meu post de julho do ano passado: http://realfogo.blogspot.com.br/2013/07/recordar-e-viver-fusao-de-1942.html) - sagrou-se campeão com uma rodada de antecipação, um ano depois de aplicar a maior goleada da história do futebol brasileiro.

24 a 0 sobre o Mangueira, Campeonato Carioca de 1909, no estádio da Voluntários da Pátria.

Infelizmente, o Botafogo estreou no Carioca de 1910 com uma derrota de 4x1 para o América. Depois disso, no entanto, o Glorioso não perdeu mais nenhum jogo, vencendo treze e empatando apenas dois. 
Nossa sequencia de vitórias incontestáveis em 1910 inspirou Lamartine Babo que, ao compor nosso hino, pôs o verso "não podes perder, perder para ninguém".

E quantas goleadas!

15 a 1 sobre o Riachuelo, 11 a 0 sobre o Haddock Lobo, 7 a 0 sobre o Rio Cricket e 6 a 1 sobre o Fluminense foram apenas algumas delas. 

O prestígio foi tanto que, nesse período, grande parte das cartas que chegavam à administração do clube iniciavam-se da seguinte forma: "Ao Glorioso Botafogo F.C.". 
Foi nesse período que surgiu esse apelido que, frequentemente escrito em cima do nosso escudo, parece fazer nossa estrela solitária brilhar ainda mais.

Segundo a revista Ilustração Esportiva: "O Glorioso clube alvinegro apresentou-se com uma formidável equipe em que não havia falhas, quer na defesa, quer no ataque."

De uma coisa tenho certeza: de tantos times no mundo, pouquíssimos poderiam ser apelidados de "Glorioso". Não sei se por sorte ou por destino, mas o Botafogo conseguiu fazer jus a esse belo apelido, criando craques que entraram para a história do futebol mundial, sendo o clube que mais cedeu jogadores à seleção no século XX e construindo uma das mais belas histórias que um clube de futebol pode ter.

Podem ter certeza de que nenhum clube no mundo teve tantos craques e tantas histórias como o Glorioso Botafogo - que, já em 1910, mostrava ao mundo sua grandeza e tradição no futebol.

Nenhum comentário: