sexta-feira, 18 de outubro de 2013

80 anos de Garrincha

Se eu perguntasse a vocês o que aconteceu de interessante no dia 16 de julho de 1958, teriam alguma ideia do que responder?

Pois bem. Esse dia ficou marcado na história por nada menos que a estréia de Garrincha em uma Copa do Mundo, na vitória por 2x0 sobre a União Soviética.


Sorte de quem estava vivo para ver o que aconteceu nos três minutos inciais do jogo. 

Garrincha driblou o lateral soviético pelo menos umas quatro ou cinco vezes e chutou na trave. A torcida, impressionada, cochichou acerca de quem era aquele menino das pernas tortas que, com dribles que mais pareciam passes de magica, encantava o mundo pela primeira vez.

Esses três minutos iniciais do jogo, que garantiram a Garrincha a titularidade na seleção brasileira e a fama dos dribles desconcertantes, são considerados até hoje um dos momentos mais nobres da história do futebol.

Mas, apesar de estar na seleção da Fifa de todos os tempos como um dos melhores jogadores que o mundo já viu, o corpo de um dos maiores ídolos do Botafogo e da seleção brasileira permanece esquecido em uma sepultura coletiva no humilde cemitério de Pau Grande. Sem as devidas homenagens que merece, o garoto que ensinou o mundo a jogar futebol permanece esquecido e abandonado...


Se estivesse vivo, Garrincha completaria hoje 80 anos.


Parabéns, Garrincha, por ter sido simplesmente o melhor jogador que o Brasil já teve.


''Quem viu, viu... Quem não viu, só pode imaginar.''

Nenhum comentário: