domingo, 29 de setembro de 2013

O que nos move?

Até a rodada passada, os mais otimistas acreditavam que o Botafogo tinha chances de ganhar o título. A partida de ontem deu evidencias de que, na verdade, não temos um grande time em uma má fase. Temos um time medíocre que jogou acima das possibilidades algumas rodadas atrás.

Não interpretem mal. Muitos times medíocres se deram bem, e já até ganharam campeonatos nacionais (p. ex., Copa do Brasil do Vasco em 2011 e Brasileirão do Flamengo em 2009). O que esse times medíocres bem sucedidos têm que nós, infelizmente, não temos, é a vontade profunda de ganhar. O Botafogo vem se tornando sinônimo de acomodação. Lembro-me de pesquisa¹ entre jogadores de futebol, segundo a qual o Botafogo era um dos melhores clubes para se trabalhar. Não me causou nenhum espanto.

No Botafogo, a cobrança é unilateral. Nossos paupérrimos jogadores, quando estão com salários em atraso, promovem uma humilhação do Botafogo mediante coletivas de imprensa e vazamentos de detalhes sobre a situação. Estão absolutamente corretos em fazê-lo. Trabalhar sem receber também é uma situação humilhante que o Botafogo impõe a essas pessoas, independentemente do quanto elas recebem.

O que eu realmente não entendo é que, quando os salários estão em dia, não parece haver qualquer intenção de cobrança da diretoria com relação aos jogadores. "Estamos chateados", "foi um tropeço", "temos que melhorar", "oscilação é algo normal". Esse é o tipo de declaração que se ouve dos jogadores e do treinador após uma partida dessas. E, diante desse tipo de declaração, não me espanta que a presença do torcedor torne-se cada vez mais exígua nos estádios.

Só quem tem o emprego garantido pode trabalhar assim. Eles deveriam estar sentindo-se humilhados pelas constantes atuações bisonhas do time. Deveriam estar extremamente insatisfeitos e trabalhar o dobro para melhorar. Enquanto não demonstrarem em campo a garra e a luta que a maioria de nós torcedores temos nas nossas vidas, não devem esperar nosso apoio incondicional.

Então fica aqui o recado à diretoria. É melhor começar a cobrar resultados. Vocês acham que nossos melhores jogadores ficarão no Botafogo caso não entremos na libertadores? Dória? Seedorf? Gabriel? Eles vão se mandar. E vocês não terão dinheiro para contratar mais ninguém, porque vai ser tudo penhorado. E pode ser que, com o que sobrar, não consigamos sequer permanecer na primeira divisão.

Ir para a Libertadores é uma questão de sobrevivência do clube. E não parece que alguém lá dentro dê a menor pelota para isso.
----------------------------------------
¹ Confira aqui.

Nenhum comentário: