quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nossa Gloriosa inauguração


Não foi difícil estabelecer o acordo de criar este blog. Somos botafoguenses e, como todo torcedor verdadeiro deste clube, temos a estrela solitária como a maior guia de nossas vidas. O Botafogo é, antes de tudo, nossa razão de existência, nosso motivo primeiro de felicidade, o porquê de um sorriso iminente. O Botafogo nos faz feliz. Sabemos que esse sentimento está acima de qualquer desempenho que nosso Glorioso possa ter, de qualquer resultado ou classificação de campeonato. Nós amamos o Botafogo de Futebol e Regatas, do amor mais puro que pode existir. Sabemos disso porque nossos corações aceleram quando vemos a bola acertar a trave e nossos gritos saem descontroladamente quando ela toca a rede. Sabemos disso porque a tensão nos congela quando o adversário entra em nossa área e, independentemente de qualquer crença, cada um de nos já rezou quando o jogo parecia desfavorável.
Mas não somos torcedores quaisquer. Somos torcedores do clube que teve mais craques do que qualquer outro. Gerações inteiras foram pegas de surpresa com dribles inesperados de Garrincha ou prenderam a respiração quando viram Nilton Santos avançar ao ataque, em um tempo em que era extremamente incomum um lateral passar do meio de campo. Gerações inteiras se comoveram quando o gênio Heleno de Freitas morreu esquecido em um hospício, enquanto outras viram Didi fazer o primeiro gol da historia do Maracanã e comemoraram os 313 gols de Quarentinha, o maior artilheiro que nosso clube já teve. Se tivéssemos hoje cem anos, poderíamos dizer que vimos não apenas esses craques, como também Jairzinho, Manga, Marinho Chagas e muitos outros. Vimos a história do Botafogo muitas vezes se confundir com a história da própria seleção brasileira. Vimos também Túlio Maravilha ressuscitar gerações de desacreditados e, ao lado de sua figura, vimos o Botafogo se reerguer. Hoje, infelizmente, fazemos parte de uma nova geração de desacreditados. O que nos difere é que, apesar de termos nascido em uma época nada dourada, nós acreditamos. Talvez esse seja, ao lado de nossa eterna e grandiosa paixão alvinegra, o maior motivo para a criação deste blog. Nós acreditamos que tudo pode mudar. O Botafogo, eleito um dos maiores clubes do século XX pela FIFA, pode repetir o feito no século XXI. Queremos ajudar o Glorioso a voltar a ser quem sempre foi, pois isso será benéfico não apenas para nossos corações botafoguenses, como também para todos aqueles que fazem parte da torcida mais apaixonada do Brasil.
A paixão por futebol é comum entre os brasileiros. Mas a paixão pelo Botafogo é totalmente diferente. Se você é botafoguense, sabe do que estou falando. Se não é, você jamais saberá o quão forte é essa corrente que nos liga, uns aos outros, em torno de um sentimento comum. É como se nós, botafoguenses, fossemos todos irmãos... Porque, por mais distantes que sejam nossas vidas e por mais que nunca tenhamos nos conhecido, existe algo mais forte que rege nossas vidas: a estrela solitária que, dia e noite, brilha em nosso peito. Quando duas pessoas que vestem o manto alvinegro se cruzam pelas esquinas do Brasil, é inevitável: elas se olham e sorriem, quase como se estivessem falando “É o Botafogo, nossa vida”.
Como grandes torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas, queremos dar as boas vindas a todos que vierem nos saudar com sua ilustre – e botafoguense! – presença em nosso blog. 

5 comentários:

Milene Lima disse...

Sou alagoana e botafoguense apaixonada, com a crista um tanto baixa ultimamente... Ano passado tive uma crônica publicada num livro em homenagem ao Botafogo (nem sei no que resultou), o que me deixou contente demais.
Quero estar por aqui,lendo vocês.

Abraços.

Não há como segui-los?

Anônimo disse...

Apesar de não ser botafoguense gostei muito do texto. Boa sorte e saudações vascaínas.

Lohana disse...

Obrigada, pessoal!
Sejam bem vindos ao nosso blog!

Milene, estava procurando aqui, mas ainda não descobri como você pode nos seguir. Somos novos aqui no blogger, vou perguntar para alguém mais antigo e ai eu te respondo, ok? Gostaria de ver sua cronica também, ela esta na internet?

Anonimo, aceitamos em nosso blog torcedores de todos os times, desde que não haja nenhum tipo de ofensa. Portanto, não se acanhe! Você também é bem vindo.

Saudações alvinegras!

Lohana

Wesley disse...

Adicionado nos meus favoritos...

;)

Saudações Alvinegras

Lohana disse...

Seja bem vindo! Comente mais! :)