terça-feira, 30 de outubro de 2012

Algumas constatações óbvias


Algumas coisas ficaram bem claras depois do jogo de sábado:

1)  Os garotos merecem crédito. 
Com gols de Dória e Gabriel, não há mais por que duvidar: bons jogadores estão vindo da nossa base.
Nossa zaga fica mais segura com Dória. Fábio Ferreira acabava passando sua incompetência e desespero para Antônio Carlos, o que fazia com que os dois ficassem desorientados e nós, botafoguenses, começássemos a rezar em qualquer contra ataque adversário. Dória me dá um pouco de segurança. Ele é muito novo, tem muito o que aprender, mas com 17 anos já tem muito a ensinar a nossos outros zagueiros.
Também gosto do Gabriel, que na minha opinião deveria fazer dupla com Jadson. 

2)  Se tivéssemos Bruno Mendes desde o início, a Libertadores era certa. 
Pelo menos a Libertadores...
Outro garoto que merece crédito. Em poucos jogos ele tirou as dúvidas que pairavam sobre a cabeça dos botafoguenses: sim, precisávamos urgentemente de um atacante... mais do que de um zagueiro ou de um lateral!
Digo “atacante” porque o poste... quero dizer, o Rafael Marques, de atacante não tem nada. Um cara que, por duas vezes, tirou a bola endereçada ao gol como um zagueiro adversário não pode ser chamado de atacante. Um cara que, ao receber um lançamento perfeito na pequena área, bate na bola com as mãos como se fosse uma donzela indefesa, jamais deve ser chamado de atacante. Dr. Oswaldo, temos que ter paciência com ele? Até teríamos, se ele mostrasse ao menos um bom futebol . Porém, como torcedores inteligentes, não sabemos onde arranjar paciência para aturar um jogador que, ganhando 220 mil, parece não ter a menor intimidade com a bola. E não venha nos dizer que Elkeson é um grande centroavante. Já cansamos desse papo. Pode deixá-lo no meio campo mesmo...
Espero que Bruno Mendes continue no Botafogo ano que vem, mas vejo que está difícil. Se ele for embora, que contratem alguém decente, e não um poste.

3)  O Atlético-GO merece a lanterninha.
Não vamos nos iludir com a goleada fácil sobre nosso adversário, pois ficou na cara que ele é muito fraco. Não quero generalizar, já que não vi muitos jogos do Atlético... mas, pelo que vi sábado, ele merece estar na lanterna. Em 90 minutos de jogo, se houve um lance de perigo real contra nosso time, foi muito.
Não estou falando que não tenha sido mérito nosso também, mas daí a achar que vamos vencer todos os cinco jogos que faltam e ir para a Libertadores é outra história. Vamos colocar o pé no chão e encarar a dura realidade: é praticamente impossível alcançarmos o G4.

Porém, ano que vem, se mantivermos em General Severiano à nossa disposição os jogadores que possuímos atualmente, temos condições de fazer bonito, apesar da demanda que ainda temos  por laterais, zagueiro e mais um atacante. Que o Brasileirão de 2012 seja usado como um rascunho para o Glorioso no ano de dois mil e 13! A superstição botafoguense não nos deixa ignorar esses últimos dois números! O que será que nos espera no ano que vem?

Nenhum comentário: