sábado, 18 de novembro de 2017

Tudo tem um limite

Três derrotas seguidas em casa, todas para times que estão abaixo na tabela de classificação, uma delas para o lanterna e virtual rebaixado, queda vertiginosa de rendimento de varios jogadores, vaga na Libertadores, que estava praticamente assegurada, incerta, e o clima da eleição a ser realizada no proximo sábado, onde farpas continuam sendo lancadas entre os candidatos, formaram um composto de teor altamente explosivo mesmo depois de um ano em que o clube, embora não tenha ganhado absolutamente nada, teve desempenho mais que satisfatório nas competicoes que disputou, trazendo a torcida de volta aos estádios e aumentando estratosfericamente o número de socios-torcedores.

Nota-se o sentimento de frustração que tomou conta do torcedor alvinegro depois da expectativa de conseguir um título de expressão depois de 22 anos, e todos os planos e sonhos que tínhamos desde que, heroicamente, fomos eliminando campeão apos campeão na Libertadores parece que se desintegraram como um asteróide que invade nossa atmosfera.

Mas mesmo com todo esse panorama de tragedia grega nao podemos admitir que um grupo de torcedores faça o que fizeram hoje no Estadio Nilton Santos.

Porque torcedor de verdade, que sofre, chora e se desespera nas derrotas, esse torcedor, depois de derramar as últimas lagrimas, volta a apoiar o clube e torcer tanto ou mais do que torcia antes.

Porque torcedor de verdade nao destrói o patrimonio do clube, nao invade estádio nem chuta o carro de nenhum jogador, mesmo daqueles que tenham feito gestos enigmáticos ou ofensivos a torcida.

Isso se chama civilidade.

O bando que invadiu o nosso estádio hoje infelizmente faz parte de uma população que perdeu a noção de civilidade,  e tudo tem relação com o momento por que passa o Brasil, onde as leis são desrespeitadas por aqueles que mais deveriam preserva-las.

Num país onde a própria Constituição é rasgada para que se consolide a tomada do poder, não se pode esperar comportamento diferente do seu próprio povo.

Nós, os verdadeiros torcedores, cantamos assim:

VAMOS, VAMOS, VAMOS BOTAFOGO
CLUBE QUE E MAIS TRADICIONAL
QUERO TE VER CAMPEAO DE NOVO
VOU TE APOIAR ATE O FINAL

Saudações Alvinegras!




2 comentários:

Anônimo disse...

Sábias palavras de um torcedor de verdade, que entende os bônus e os ônus do futebol! Isso aqui é Botafogo. O resto é modinha...

Sangito disse...

Mandou bem!