sábado, 12 de março de 2016

A era das CNDs

Quando soube da decisão da diretoria em renovar com a rede globo, ao mesmo tempo em que veio à tona a notícia de que nosso presidente estava se infiltrando na corja dos bandidos já conhecidos da CBF, tive um mau pressentimento. 

Tornar-se-ia CEP, o candidato que apoiei veementemente durante as eleições de 2014, mais uma decepção entre tantas à frente do Botafogo? Seria a Chapa Ouro apenas uma enganação, e estaria novamente o Glorioso entregue nas mãos de bandidos?


A diretoria que apoiei e que, durante seu primeiro ano de mandato, acreditei estar fazendo um trabalho sério e responsável, me pegou de surpresa e eu não sabia mais o que pensar, sobretudo diante da certeza de que o Botafogo só precisaria de mais um presidente ladrão para afundar de vez na lama em que já está.


Teriam mesmo CEP e Mufarrej, que apertaram a minha mão e a de Kio, a coragem de destruir o Botafogo, um patrimônio atemporal do futebol brasileiro?


Para meu grande alívio, veio à tona a notícia de que, pela primeira vez desde 1993, o Botafogo recebeu as Certidões Negativas de Débito (CNDs), o que significa que está em dia com suas pendências fiscais e livre para negociar com empresas estatais. 


Andei pesquisando um pouco sobre isso e descobri que existem três possíveis situações para os clubes:

"Certidão negativa, quando não há pendências cadastrais ou débitos em nome da instituição;

Certidão positiva com efeito de negativa, quando o clube possui parcelamento ativo sem parcelas em atraso, participantes de Refis ou tendo débitos com exigibilidade suspensa, e;

Certidão positiva, quando há débitos perante o órgão público que emitirá o documento."
Depois que foi sancionada a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, muitos clubes têm buscado as CNDs, principalmente em decorrência da possibilidade de suas enormes dívidas se transformarem em uma eventual perda de pontos, ou mesmo rebaixamento, em campeonatos de nível estadual ou nacional. A LRFE sanciona o seguinte: 
Art. 1o  Esta Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte - LRFE estabelece princípios e práticas de responsabilidade fiscal e financeira e de gestão transparente e democrática para entidades desportivas profissionais de futebol, cria o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro e dispõe sobre a gestão temerária no âmbito das referidas entidades.  
(Para acessar a lei na íntegra, clique aqui)
Dada a situação financeira dramática na qual o dentista entregou o clube nas mãos da atual diretoria, podemos dizer que a obtenção das CNDs foi um feito digno de aplausos.

Minhas dúvidas em relação à presente administração se reduziram bastante, embora eu não consiga me conformar com o fato de não termos assinado com o Esporte Interativo, ainda mais sabendo que clubes de expressão como Santos e Bahia o fizeram. A passividade parece permanecer em menor grau, mas ao menos me parece que dessa vez temos uma gestão séria em termos financeiros.


Parabéns à diretoria! Poderíamos até mesmo dizer que essa vitória leva o clube em direção a uma nova era, possivelmente melhor do que as anteriores. Sigamos neste caminho para um Botafogo cada vez mais forte.

Nenhum comentário: