segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Maior problema do Botafogo: o pensar pequeno

Declaração de Jair Ventura ontem, após a conquista dos três pontos contra o Vitória, que fez o Botafogo chegar a 38 pontos a 12 rodadas do fim do Brasileirão:
“Enquanto não conseguir 45 ou 46 pontos, a gente está proibido de falar de G-4. A gente está em situação de rebaixamento desde o 1º turno e por que agora vai falar de G-4? Eu não me iludo. O Botafogo não vai pensar em G-4 agora”.

Sinceramente, na minha humilde opinião este é o exato momento de pensar em G-4. Não só por estarmos a 7 pontos dele, mas, principalmente, porque há uma possibilidade de existir um G-5 este ano, caso um dos times que ocupam as primeiras posições vença a Copa do Brasil. Nesse caso, estaríamos a apenas 3 pontos da zona de classificação para a Libertadores.

Refletindo sobre a declaração de nosso treinador, cheguei à conclusão de que, talvez, o maior problema do Botafogo atualmente seja pensar pequeno.

Isso não é culpa propriamente da diretoria atual. Aqui não se trata da contratação de jogadores de ponta, como exigem os corneteiros que não entendem que este é o melhor elenco que podemos montar com nossas restrições orçamentárias, mas de algo que parece ter se enraizado no clube após tantas superstições, vexames e anos sem títulos de peso: o pessimismo.

Nós, alvinegros, sempre acreditamos que existe a possibilidade de não fazermos 7 pontos em 12 jogos, afinal tem coisas que só acontecem com o Botafogo. 

O problema dessa cultura do pessimismo que se perpetua por décadas é que ela acaba se transformando, a longo prazo, em algo mais grave: o pensar pequeno, ou pior, o rebaixamento psicológico à condição de time pequeno.
A 7 pontos do G-4 (3 do G-5) e a 10 pontos da zona de degola, com uma sequência de vitórias importantes nos últimos jogos, não há mais por que acreditar que seremos rebaixados este ano.

O Botafogo precisa mudar sua filosofia! Caso contrário, será sempre visto pelos rivais como uma Ponte Preta: aquele clube que, quando vemos nas primeiras colocações com 38 pontos, pensamos "caramba, a Ponte Preta vai ficar mais um ano na série A" ao invés de pensarmos "a Ponte Preta está lutando por uma vaga na Libertadores".

A mudança precisa vir de dentro, pois me parece que grande parte dos problemas atuais do Botafogo são inerentes à própria filosofia praticada por décadas no clube.

Só voltaremos a ser respeitados como time gigante quando nos libertarmos de nossos próprios traumas e complexos, deixarmos de "coitadismos" e assumirmos o caminho glorioso que nos foi destinado, sem medo de que tudo dê errado simplesmente porque somos o Botafogo.

P.S.: Obviamente não me refiro a problemas como o descaso da "grobo", os problemas de arbitragem que nos assolam, entre outros. Estes são dados, não podemos mudá-los. 
Mas podemos mudar o Botafogo. Sabemos que, quando ganharmos um título de peso, terá que ser contra tudo e todos, mas antes precisamos acreditar que o Botafogo pode fazer isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse foi o mais lúcido e verdadeiro comentário sobre o Botafogo que li nas últimas 3 decadas!

Glorioso Apaixonado!