quinta-feira, 6 de março de 2014

Cortem o cordão umbilical

Semana passada, empatamos em 1x1 com o poderoso Unión Española no Chile. 
Com a vitória do San Lorenzo, continuamos líderes isolados do grupo, com 4 pontos, e temos pela frente dois jogos em casa e dois fora.

Hoje empatamos em 2x2 com o mais poderoso ainda Audax.

Esse resultado significa praticamente um adeus ao estadual de 2014, sendo a primeira vez nos últimos dez anos que não chegaremos às semifinais.

É certo que, depois de 18 anos de ausência na Libertadores, ninguém está muito preocupado com o Carioca. Mas é verdade também que não esperávamos uma campanha tão ruim assim, com grande possibilidade de terminarmos o campeonato no meio da tabela, atrás de Cabofriense, Nova Iguaçu e outros.


Considero nossa eliminação do Carioca boa por dois motivos:

- Evitaremos uma maratona de jogos que poderia comprometer nosso desempenho na Libertadores e focaremos no campeonato que realmente importa este ano;
- Caso façamos péssima campanha na Libertadores, não teremos de ouvir o dentista dizer novamente que chegamos a quatro finais estaduais em cinco anos. Seu argumento perderá a validade em um ano no qual fizemos um campeonato carioca ridículo.

Considero, por outro lado, ruim por um motivo:

- Como todo botafoguense, tenho medo do que pode acontecer na Libertadores.

Mas a verdade é que precisamos nos soltar do cordão umbilical que nos liga aos títulos estaduais. Parece que, se não fizermos um bom Carioca, nosso ano estará perdido, visto que não temos condições de ganhar mais nada. Afinal, somos botafoguenses e pessimistas.


É hora de nos libertarmos desse carma e enxergarmos mais longe. 

Desvencilhem-se do Carioca, sem pena.

Considero que o empate com o Unión Española foi péssimo pelo jogo, mas bom pelo resultado. O time é bem fraco e certamente poderíamos ter aberto 2 a 0 de cara, mas não dá para encarar um empate fora de casa na Libertadores como um resultado ruim. Se vencermos em casa e empatarmos fora todos os jogos, terminaremos líderes do grupo.


Eu acredito no Botafogo em 2014. Sem título carioca.

Nenhum comentário: